Dieta isenta de glúten não traz benefícios e pode engordar

Especialista ainda explica que a dieta não cura a Doença Calíaca, mas pode trazer uma melhora significativa

A Doença Celíaca (DC), é uma doença autoimune que acontece em algumas pessoas que consomem cereais que contenham glutén, especialmente o trigo, e sejam predispostas.

O consumo do glúten, junto com a sescetibilidade genética e presença de fatores imunilógicos ambientais podem fazer com que a doença apareça.

Restrição%3A para os celíacos%2C tratamento é retirar totalmente o glútem da dieta

Restrição, para os celíacos, tratamento é retirar totalmente o glútem da dieta

Foto: Getty Images/Photodisc

É importante saber que eliminar da dieta os alimentos que contenham essa substância não cura a DC, mas ajuda numa melhora significativa e faz a doença parar de progredir.

A nutricionista Renata Furlan Viebig comenta alguns alimentos que podem em uma rotina restrita. “A substituição dos alimentos com glúten na dieta pode ser realizada utilizando-se milho, fubá, arroz, batata, mandioca, polvilho, soja, quinoa e suas farinhas, porém, o número de produtos prontos oferecidos para a população celíaca ainda é pequeno, principalmente fora dos grandes centros urbanos, o que dificulta o seguimento da dieta.”

Segundo a especialista, ainda é preciso ficar atento a rótulos e contaminações. “Rotulagem incorreta e possíveis contaminações por glúten durante o processo de fabricação de alimentos (manuseio, processamento em maquinário e equipamentos, transporte e estocagem incorretos) podem aumentar as chances de transgressões alimentares involuntárias”, diz ela.

Dieta isenta de glúten

Alguns profissionais da área de saúde têm falado que uma dieta sem essa proteína pode emagrecer e trazer outros benefícios. “Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que, além de não ocorrer o emagrecimento na maior parte dos indivíduos em dieta GF, muitos ainda ganharam peso, pois substituem alimentos como pão, macarrão e biscoitos por outros alimentos de maior valor calórico”, explica a nutricionista. Além disso, pães sem glúten são pobres em fibras e possuem mais gorduras e açúcares.

Indivíduos saudáveis

A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), publicou recentemente sua posição a respeito da adoção de dietas sem glúten, ou gluten free (GF), para indivíduos saudáveis. A principal conclusão dos pesquisadores foi de que não existem evidências de que pessoas sem a doença, possam ter algun benefício da dieta.

Até mesmo indivíduos com a doença e que sofram com sobrepeso, não conseguem emagrecer após adotar esse tipo de alimentação.



Comentários: (0)