‘Democracia no Brasil corre riscos’, diz Sonia Braga em Cannes
Atriz falou do protesto do elenco de ‘Aquarius’ no Festival
Sonia Braga afirmou em Cannes na quarta-feira (18) que a democracia brasileira está “em risco” e criticou a divisão política do país, durante a coletiva de imprensa do filme “Aquarius”, que concorre ao prêmio principal do tradicional Festival de Cinema.
Sonia Braga dá sua opinião em Cannes
Foto: Reprodução/Facebook
“O Brasil de hoje está dividido como nunca esteve. Um fenômeno difícil de superar com uma democracia nascida da ditadura e com uma imprensa pouco objetiva. Essa divisão dá medo e há risco de fascismo. No governo há ministros corruptos e é justo que se demitam”, disse a atriz ao ser questionada sobre o protesto feito pelos atores do filme sobre a situação do Brasil.
A atriz em cena do filme ‘Aquarius’
Foto: Reprodução/Facebook
“Sabia do protesto dos meus colegas em Cannes, mas não sabia o que eles iriam fazer. Quando vi os cartazes no tapete vermelho, fique entusiasmada. Este protesto terá o resultado certo nas mídias internacionais, enquanto não fez algo assim naqueles brasileiros”, continua.
Ela se referia aos cartazes com frases em inglês e francês com os dizeres “O mundo não pode aceitar esse governo ilegítimo”, “Brasil está passando por um golpe de Estado”, “Um golpe está acontecendo no Brasil” segurados pelos atores Humberto Carrão, Maeve Jinkings e o diretor Kleber Mendonça Filho. Dentro da exibição de “Aquarius”, uma faixa com a frase “Interrompam o golpe no Brasil” foi estendida.
Sobre o filme, Sonia falou que sua personagem, Clara, mostrou seu ponto de vista sobre diversas coisas. “Clara me deu a oportunidade de falar o que penso da vida porque sua filosofia é a liberdade. Ela tem tantas qualidades que eu gostaria de ser ela: uma mulher que encontra a força de voltar a viver”, ressaltou.
Crítica internacional
O filme “Aquarius” foi muito bem recebido pela crítica internacional. O jornal português “Publico” afirmou que “é o melhor filme apresentado até o momento” no Festival de Cannes.
Artistas protestam contra o governo Temer em Cannes
Foto: Reprodução/Facebook
Já o britânico “The Telegraph”, deu cinco estrelas para o longa e intitulou a matéria como “Aquarius vai fazer você querer se mudar para o Brasil”. Chamando o filme de “metáfora” da sociedade brasileira, o também britânico “The Guardian” deu quatro estrelas para o longa de Kleber Mendonça Filho. O “Variety” seguiu a mesma linha e afirmou que o diretor é “alguém capaz de captar a totalidade da sociedade brasileira em uma rua residencial de Recife através de um ritmo equilibrado e extremamente sofisticado”.