Dicas e truques paraparecer mais jovem
Nada de botox, preenchimentos ou cirurgias plásticas: especialistas ensinam como usar a maquiagem e a modelagem dos cabelos para conquistar uma aparência mais jovial
A chef Nigella tem 55, mas aparenta menos
Foto: Reprodução
Madonna surgiu no baile de gala do MET deste ano parecendo mais jovem do que no final do ano passado. O rosto da chef de cozinha e apresentadora de TV Nigella Lawson hoje tem um aspecto mais novo do que em 2013, ano da visita dela ao Brasil. Quando está toda produzida em eventos, a atriz Courteney Cox sempre aparenta ter menos idade do que nas ocasiões em que é fotografada de cara lavada.
O segredo delas e de outras famosas – e anônimas, talvez você conheça alguma – não está em plásticas, botox nem em preenchimentos com ácidos mil, mas nas maquiagens bem-feitas e nos cabelos planejados para rejuvenescê-las.
“A pele saudável, preparada e corrigida com os produtos certos já é um primeiro passo importante para conseguir um efeito de juventude”, afirma a maquiadora Vanessa Rozan, criadora do Liceu de Maquiagem.
Os cuidados com os cabelos também fazem toda a diferença para quem quer uma aparência jovial.
“Se estiverem bonitos e bem cuidados, com cortes leves e colorações que favoreçam o biotipo, os cabelos tiram alguns anos do rosto, sem dúvida”, garante a hairstylist Claudia Meurer, do centro de beleza Visual Hair Design.
O visagista Leandro Pires, do salão Fizz Cabelo e Imagem, acrescenta o autoconhecimento ao caminho para o sucesso nesse sentido:
“A primeira coisa é descobrir o lado mais alto e o mais baixo da face, analisando os cantos externos dos olhos e dos lábios e o maxilar. O lado mais baixo é o mais cansado e envelhecido, então os cabelos devem ser divididos e a franja deve ser colocada para este lado, deixando totalmente à mostra o lado mais alto e jovem”.
Feito isso, Claudia, Leandro e Vanessa dão dicas pontuais, que podem ser aplicadas em casa ou com a ajuda de profissionais, para conquistar um visual mais jovem. Mãos à obra!
ROSTO
Na pele:
– Antes de começar a maquiagem, aplique primers específicos: um para o rosto (testa, nariz, bochechas e queixo), um para a região dos olhos e um para os lábios. Eles amenizam as linhas de expressão e dão à pele um aspecto mais liso e uniforme, característico da juventude.
– Prefira bases cremosas ou BB creams para igualar o tom da pele – eles não marcam as linhas de expressão que possam ter sobrado após o primer. Evite o pó compacto ou passe bem pouco dele, com um pincel, nos pontos de maior oleosidade do rosto (queixo, nariz e testa).
Nos olhos:
– Como os cílios tentem a perder comprimento e volume com o passar dos anos, recorra aos cílios postiços para compensar. O ideal é usar modelos em tufos (não os de peça única) da metade da pálpebra superior para fora, porque isso levanta o olhar.
– Lápis e máscara de cílios devem ser à prova d’água e o delineador, em gel. Eles evitam borrões causados pelas pálpebras caídas. Assim como os cílios postiços, devem ser aplicados da metade da pálpebra para fora.
– Sobrancelhas ralas ou com falhas podem ser corrigidas com micropigmentação. Bem modeladas, elas dão jovialidade ao olhar.
– Evite sombras escuras, que fecham e cansam o olhar. A melhor opção para colorir as pálpebras são os iluminadores cremosos com pouco brilho – as versões em pó marcam as linhas de expressão da pálpebra e dos cantos dos olhos.
Nas bochechas:
– Aplique o blush na parte frontal do rosto, em movimentos para cima com o pincel. Isso traz de volta a impressão de viço e saúde da juventude.
Gloss: no centro dos lábios ele dá volume
Foto: Thinkstock/Getty Images
Na boca:
– Como os lábios tendem a murchar e perder o formato com o passar dos anos, use um lápis da mesma cor do batom para desenhar as linhas superiores e inferiores. Mas não exagere: quem sempre teve lábios finos não pode querer uma boca de Angelina Jolie na marra. Fica forçado.
– Aplique gloss no centro dos lábios superior e inferior. Isso dá a sensação de maior volume.
– As cores quentes rejuvenescem. Por isso, escolha os batons em tons de vermelho, laranja, rosa e violeta. Evite os tons de marrom.
CABELOS
Cores:
– Tons mais claros iluminam o rosto, rejuvenescendo-o. Mas isso não significa precisar virar loira. A melhor alternativa é fazer luzes ou mechas loiras, acobreadas ou mesmo castanhas, desde que mais claras que a cor predominante dos cabelos.
– Evite o preto total nos cabelos: a aparência fica muito fechada e envelhecida.
Cortes:
– Franjinhas retas só servem para meninas ou jovens adultas. Mulheres maduras que querem parecer mais novas e manter uma franja emoldurando o rosto podem optar pelo franjão repicado diagonal.
– Longos ou médios, os cabelos precisam de movimento para remeter à juventude. Por isso, não tenha medo de cortes repicados ou desfiados. Além do balanço, as pontas mais curtas na parte da frente escondem as linhas de expressão do pescoço e das laterais do rosto.
Penteados:
– Sempre que fizer um rabo de cavalo ou um coque, deixe algumas mechas soltas na parte frontal. O motivo é o mesmo dos cortes repicados e desfiados: as pontas esconderão linhas de expressão do pescoço e das laterais do rosto.