Especialistas falam sobre a acne na pele
Dermatologistas falam se existe um mapa que determina o aparecimento da acne
Você provavelmente já ouviu falar em “mapa das espinhas”. Não? A expressão que circula na internet explica a causa de cada espinha aparecer em determinada região do corpo. Por exemplo, o mapa teoricamente explica que a acne que aparece na testa seria consequência de um problema digestivo.
Existem diversos tipos de espinhas e o tratamento para cada uma delas é diferente
Foto: Thinkstock
Mapa das espinhas: verdade ou mito?
A dermatologista Marcia Linhares explica que não existe uma regra para o aparecimento da acne. “O que se sabe é que as regiões mais oleosas da face são conhecidas como zona T (testa, nariz e queixo) e, consequentemente, são as zonas frequentemente acometidas pela acne”.
No entanto, a fama em torno do tal mapa das espinhas tem uma explicação, segundo a dermatologista Livia Pino. “Esse mapa das espinhas está relacionado com a medicina oriental. Na medicina ocidental não temos nenhuma comprovação desta relação”.
Apesar disso, ela afirma que o aparecimento de acne em alguns lugares do rosto podem sugerir algumas causas.
Espinhas na testa ou próximo ao couro cabeludo
– podem significar oleosidade ou uso de algum ;cosmético capilar que esteja causando a acne.
Acne ao redor da boca
– pode ser irritação por alguns ativos da pasta de dente, por exemplo. Acne na parte de baixo do rosto algumas vezes pode estar relacionada com algum distúrbio hormonal.
Tipos de acnes
Existem muitos tipos de acnes causados por diferentes motivos. “A mais comum é a acne “vulgar”, porém, existem várias outras formas, como a causada por cosméticos que entopem os poros; ;por calor excessivo e aumento da secreção de sebo; por medicamentos e/ou drogas; acne da mulher adulta, frequentemente associada a distúrbios hormonais; acne ocupacional, e até acne no recém nascido”, explica Marcia Linhares.
Acne Ocupacional
Se você trabalha com substâncias como ;petróleo e seus derivados, ;certos produtos de alcatrão de hulha e ;compostos aromáticos halogenados como bifenil policlorado, a ;acumulação da substância oleosa e a ;queratina formada ;obstruem os poros ;causam espinhas.
Não existe uma regra para o aparecimento de uma acne
Foto: Getty Images
Acne na idade adulta
Em sua maioria, as acnes aparecem nos adolescentes e adultos jovens. As especialistas contam que ;as espinhas na idade adulta podem estar relacionadas a problemas hormonais. “Existem também estudos que mostram que a região do queixo e mandíbula são áreas mais frequentes na acne da mulher adulta (acima dos 25 anos) e, nesse caso, muitas vezes pode indicar distúrbios hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos”, conta Marcia.
Mesmo assim, as duas profissionais concordam que outros motivos podem ser associados ao aparecimento de acnes na idade adulta. “O uso de cosméticos e maquiagens inadequadas também estão entre as causas”, explica Livia.
Tratamentos
Segundo Livia Pino, o tratamento para cada tipo de acne é diferente. “Sabonetes com ácido salicílico, derivados de ácido retinóico, peroxidação de benzoil , ácido azelaico, antibióticos tópicos e orais, zinco e roacutan estão entre os diversos tratamentos medicamentosos”. Ainda de acordo com a especialista, peelings também podem ser usados, assim como alguns tipos de luz pulsada e led.